terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2009 em Revista


A 2 dias do término de 2009, deixo aqui o que de mais relevante se passou em Vila Viçosa neste ano, que foi um ano de muitas emoções para o Calipolense.

Assim em Janeiro a ARS Alentejo escolheu em Vila Viçosa a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa e a Cruz Vermelha de Vila Viçosa para integrarem a Rede Nacional de Cuidados Continuados. Hoje, passado quase um ano ainda nada se vê em Vila Viçosa...

Em Fevereiro começou-se a preparar as Autárquicas deste em Vila Viçosa com o anúncio da candidatura do Dr. Palma Rita à Câmara Municipal de Vila Viçosa pelo PSD. Ainda em Fevereiro, a Câmara Municipal de Vila Viçosa lançou uma moção pelo facto de o Governo estar a atrasar a aprovação e publicação da Zona Especial de Protecção de Vila Viçosa. Será que hoje já está tudo regularizado?

Já em Março e ainda com as Autárquicas em pano de fundo, o PS anuncia o Eng. Luís Roma como candidato à Autarquia bem como a CDU anuncia a recandidatura do Prof. Manuel Condenado à Câmara Municipal de Vila Viçosa. Já no Sexo dos Anjos, Manuel Azinhal publicava os resultados da votação que tinha efectuado no Sexo dos Anjos em que o Prof. Manuel Condenado tinha sido votado como o pior Presidente de Câmara do Distrito de Évora.

Abril foi mês de se saber que a espera por credenciais de transporte para doentes que necessitavam de tratamentos de fisioterapia em Estremoz era maior que do o aceitável.

Em Maio realizou-se em Vila Viçosa a II Feira da Saúde.

Junho foi um mês quente nas relações autárquicas na Zona dos Mármores que viu Borba ser elevada à categoria de cidade que resultou numa comprometedora entrevista do Prof. Manuel Condenado à Rádio Campanário onde atacou o Governo e os Munícipios de Borba e Estremoz...

Julho foi mês dos já tradicionais problemas de abastecimento de água em Vila Viçosa bem como do anuncio do nascimento de um hotel de 5 estrelas nas antigas instalações da antiga Cooperativa de Olivicultores de Vila Viçosa.

Agosto foi mês de se saber o programa da Festa dos Capuchos bem como de se tentar perceber como ia a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial.

Setembro é tradicionalmente o mês festivo em Vila Viçosa com a realização da tradicional Festa dos Capuchos e que mais uma vez foi um enorme sucesso bem como da publicação da sondagem relativa às Autarquicas que foi realizada aqui na Tasca Real que mostrava o PSD como vencedor, o PS como segundo classificado seguido pela CDU em terceiro e pelo CDS em quarto lugar.

Outubro foi mês de mudanças em Vila Viçosa com a estrondosa vitória do PS nas Autarquicas, vitória essa com maioria absoluta. Os grandes derrotados da noite foram o Prof. Manuel Condenado e o PSD. Nota ainda para o facto de CDS ter voltado a eleger um deputado na Assembleia Municipal.

No seguimento da vitória de Outubro, Novembro foi mês de tomada de posse do novo executivo Calipolense ainda que com muita polémica à mistura da parte do ex-Presidente e agora Vereador da Autarquia.

Por fim Dezembro mês no Natal e da viragem do Ano, mês especial em Vila Viçosa pela Restauração da Independência de 1640, pela Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Padroeira e Rainha de Portugal e também por Florbela Espanca ficou este ano marcado pelo desaparecimento do Sr. Leote.

Para 2010 fazem-se votos para que Vila Viçosa conheça o desenvolvimento e sofra as mudanças e melhorias por que tanto anseia há já tanto tempo!

1 comentário:

Unknown disse...

...olhar o céu e as nuvens brancas, sentir o vento a soprar no rosto e renovar a esperança de que o dia de amanhã será melhor que o de hoje.

Bom Ano