quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

2010

Praticamente virado que está o ano de 2009, urge pensarmos já em 2010, algo que normal costumamos fazer sempre numa perspectiva de esperança de tudo nos corra melhor do que no ano transacto.


Em Vila Viçosa, assistimos ainda nem há dois meses a uma mudança da liderança autárquica, tendo os habitantes do concelho de Vila Viçosa expressado a sua vontade em dar a maioria absoluta ao actual executivo do PS.


Ultrapassado que está o período de ambientação do novo executivo camarário, há que planificar o ano de 2010 e definir prioridades para o concelho e também o modo de dinamizar o mesmo.

Assim, para 2010, eis algumas das coisas que penso serem fundamentais para Vila Viçosa e o seu concelho, bem como algumas actividades para dinamizar o concelho:


Início da construção do Centro de Saúde. Há já várias décadas que os Calipolenses esperam e desesperam por um novo Centro de Saúde que lhes proporcione as condições básicas que um ser humano espera encontrar quando num momento de doença se desloca a uma unidade de saúde. O anterior executivo deixou o projecto já pronto e delineado, bem como o terreno para a construção do mesmo. Tendo agora a Câmara Municipal de Vila Viçosa a mesma cor política do Governo Central, os Calipolenses esperam que finalmente possamos ver o novo Centro de Saúde construído e em funcionamento.


Início da construção da Biblioteca Municipal. Esta é uma das lacunas que também deve ser corrigidas em Vila Viçosa, pois considero inadmissível que Vila Viçosa e ainda para mais como pólo dinamizador do ensino secundário dos concelhos de Alandroal, Borba e Vila Viçosa (e apesar de a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro ter uma excelente biblioteca), não tenha uma Biblioteca Municipal devidamente equipada com todos os meios tecnológicos mais recentes ao dispor dos Calipolenses e não só que queiram enriquecer os seus conhecimentos, gastar uma boa parte do seu tempo livre enriquecendo-se pessoalmente ou até mesmo trabalhar em alguma investigação pessoal, académica ou profissional. Será 2010 o ano do início dos trabalhos da nova Biblioteca Municipal?


Pavilhão Multiusos de São Romão. Esta é sem dúvida uma pesada herança do anterior executivo. O inacabado Pavilhão Multiusos de São Romão é um projecto no qual o actual executivo se deve empenhar em concluir o quanto antes, pois corremos o risco de ver ali o dinheiro público ruir literalmente. O equipamento em causa é um bom e necessário equipamento para a população de São Romão que se for concluído, se espera que venha a ser um foco dinamizador de actividades culturais e tradicionais em São Romão.


A FIMAL. Está foi na minha opinião uma das melhores ideias do anterior executivo mas que infelizmente não foi bem desenvolvida nem explorada pelo mesmo. Vila Viçosa é a capital do Mármore e isso é ponto assente. Os concelhos vizinhos conseguem todos os anos e com elevado sucesso organizar uma feira que divulgue e dinamize as actividades do concelho seja Estremoz com a bem sucedida FIAPE, Borba com a afamada Festa da Vinha e do Vinho (e ainda numa escala menor e seguindo uma feliz política de descentralização a Feira do Queijo em São Tiago de Rio de Moinhos ou a Feira das Ervas Alimentares na Orada) e o Alandroal com a Expo Guadiana. É com naturalidade que Vila Viçosa organize a FIMAL, contudo há aspectos que devem ser mudados para que o certame tenha um maior sucesso e rentabilidade. Primeiro a FIMAL deveria ser organizada anualmente e não bi-anualmente como acontece (embora não se tenha organizado de 2004 até 2008). Deve apostar-se naturalmente no sector do Mármore e na sua divulgação, mas tal como nos certames acima enumerados, a Câmara Municipal de Vila Viçosa deverá também apostar na gastronomia com as tradicionais tasquinhas e vinhos alentejanos, deverá apostar no artesanato e também com espectáculos musicais e culturais que atraiam mais público ao certame. Deveria também mudar-se a data de realização para Junho ou Julho, pois Outubro é uma data demasiado próxima da Festa dos Capuchos e naturalmente que será difícil em dois meses seguidos organizar dois eventos de qualidade em Vila Viçosa. Defendo ainda que se deva pagar a entrada na FIMAL, desde que naturalmente se elevem os padrões de qualidade do certame como acima referido. Assim sendo, teremos a FIMAL em 2010? E será mais multifacetada?


Organização do Torneio do Concelho de Vila Viçosa. O nosso concelho tem uma grande paixão pelo futebol. O concelho de Vila Viçosa conta actualmente com quatro clubes de futebol em actividade, O Calipolense um dos históricos do distrital de Évora, o Bencatelense um clube também com tradição no nosso distrital, o Sporting de São Romão clube que ofereceu aos seus adeptos honrosas presenças na Divisão de Honra da A.F. de Évora no início da década de 90 e que agora luta na 1ª Divisão Distrital para regressar à mais importante divisão da A.F. de Évora e ainda com o Estrela de Pardais, clube que milita no campeonato do INATEL de Évora. Penso que seria agradável organizar todos os anos pela Festa dos Capuchos um torneio com as quatro equipas do concelho. É um modo de promover os clubes em causa e os seus atletas e também de proporcionar um saudável convívio entre os habitantes de todas as localidades do concelho durante a Festa dos Capuchos e ainda um bom torneio de pré-época para os clubes do concelho ganharem ritmo competitivo.


Ainda na área do desporto porque não a organização conjunta entre a autarquia e as associações jovens do concelho (AJDJ, AJC e ABJ) de uns jogos populares entre Julho e Agosto? Temos alguns equipamentos para tal, nomeadamente as piscinas municipais, o Parque de Jogos João Figueiredo, o mini-campo relvado, campos de ténis e basquetebol ao ar livre, bem como a possibilidade de ser fazerem rally-papers e bici-papers na vila, proporcionariam umas agradáveis e saudáveis noites aos munícipes.


Estive recentemente na Suíça e tive oportunidade de visitar um evento que muito me agradou e que penso que poderia ser um sucesso em Vila Viçosa, Estive em Montreaux, no Marche de Noël e para quem ainda não teve oportunidade de visitar é um certame ao ar livre que inclui desde animação de rua (alusiva à época natalícia), diversões para miúdos e graúdos com uma roda gigante, insufláveis, carroceis ou carrinhos de choque, uns stands em madeira de comércio natalício e artesanato e tasquinhas, tudo isto à beira do Lago de Genebra. Eis um evento que em Vila Viçosa teria pernas para andar, o Mercado de Natal. Não temos o Lago de Genebra é verdade, mas temos um património arquitectónico de muito valor e sendo o Mercado de Natal organizado no início de Dezembro (em Montreaux começou no passado 27 de Novembro) aproveitando também o Dia da Restauração da Independência e o 8 de Dezembro que é o dia da Padroeira de Portugal e também de Florbela Espanca, poderia ser organizado em Vila Viçosa algo de muito idêntico e que penso seria único em Portugal. Aproveitando o Terreiro do Paço, a Av. dos Duques de Bragança e o Castelo, é possível organizar-se um evento de qualidade e que traga muitos visitantes a Vila Viçosa, com animação de rua, diversões para que visitar o evento, stands com comércio artesanal e natalício e ainda umas tasquinhas.


Por falar em datas festivas, fica também a sugestão para que a Câmara Municipal comece a assinalar e a festejar duas datas que são a data do primeiro foral de Vila Viçosa, 5 de Junho e o dia da Restauração da Independência, 1 de Dezembro. São duas datas muito importantes para a história de Vila Viçosa e que actualmente e infelizmente passam completamente ao lado dos Calipolenses...


Por ora, ficam aqui algumas ideias que a Câmara Municipal de Vila Viçosa poderia por em prática, muitas outras ficam por mencionar para outras oportunidades, que certamente não irão faltar. Apelo também que quem queira participar aqui na Tasca Real dando as suas ideias basta enviá-las por e-mail para tascareal@gmail.com ou então deixando-as na caixa de comentários, relembrando mais uma vez que comentários anónimos ou com pseudónimos que não estejam identificados junto de mim e por e-mail não serão publicados.

1 comentário:

Rotiv disse...

Já que nesta época se fala em sentimentos nobres, nada mais adequado que valorizar a amizade!
Uma mensagem, não vale muito, mas a lembrança vale tudo!
Feliz Natal e Bom Ano Novo!

http://bloteigas.blogspot.com/ & http://onzequatrosetenove.blogspot.com/