quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vila Viçosa: Lista para credenciais de transporte

Espera por fisioterapia

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, considerou ontem um "absurdo" a existência de uma lista de espera no centro de saúde local para a emissão de credenciais de transporte para os doentes que necessitam de tratamentos de fisioterapia em Estremoz.

"É desumano porque nega a prestação de cuidados de saúde às pessoas. Trata-se de uma medida economicista", disse o autarca, que apresentou o caso ao Ministério da Saúde.

A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS) argumenta que o centro de saúde não é obrigado a passar credenciais de transporte uma vez que a distância é inferior à lei. "Há uma norma que não garante a existência de transporte para tratamentos a menos de vinte quilómetros.

No entanto, estão a ser disponibilizadas duas ambulâncias diárias para os utentes com mais dificuldades económicas. Há doentes que irão esperar um pouco mais pelo tratamento", explicou fonte da ARS.

O Correio da Manhã apurou que há dez utentes a aguardarem tratamento, alguns há quase cinco meses. É o caso de José Perdigão, de 52 anos, que ficou acamado devido a um acidente de trabalho em Julho de 2006.

"Faz fisioterapia em Montemor e Estremoz, mas desde Novembro que não vai a esta cidade. Graças à fisioterapia já se mexe, mas sem tratamento voltará tudo ao início", referiu a mãe, Matilde Matos.

3 comentários:

Anónimo disse...

acho que as credenciais devem ser usadas com muita cautela... como contribuinte custa-me ver os taxistas funcionarem quase exclusivamente para o Estado e ver pessoas irem de taxi de Vila Viçosa a Coimbra para irem a uma consulta.. fazendo as contas a consulta deve ficar em mais de 300€ so do transporte...

mas o caso apresentado é um caso humanitario, onde alguem em trabalho ficou gravemente debilitado dependente dos cuidados dos pais que são pessoas de idade, penso que tu Nuno tb deves conhecer pois são nossos vizinhos...
Alguma solução se teria de arranjar...

Nuno Faritas Lobo disse...

Sabes que como o problema é pelo pecador pagar o justo...

Eu publiquei aqui este caso, de facto por é um vizinho nosso que ficou totalmente incapacitado e dependente num acidente de trabalho e cujos pais ou estão perto dos "80" anos ou já ultrapassaram essa faixa etária...

Haja capacidade de análise individual de cada caso proposto à ARS Alentejo e haja também uma gestão eficaz, mas humana dos recursos que nós contribuintes nos esforçamos mensalmente para colocar à disposição de pessoas que repentinamente se veêm nestas situações!...

Anónimo disse...

O menino é mesmo xuxa.
Então onde é que já se viu ter apenas duas ambulâncias para estremoz? Isto é fascismo e tem de ser assim denunciado, quando dão milhões aos bancos, quando os dirigentes políticos ganham tanto dinheiro, isto é uma afronta ao contribuinte. Dizer a alguém doente que não pode ser transportado para se poupar 5 tostões é próprio de gente sem escrúpulos e devia ser banido da função pública.
Tenham vergonha na cara.