terça-feira, 3 de novembro de 2009

Venha a Bola!

Em primeiro lugar informar que por motivos socioprofissionais não me foi possível emitir esta crónica na semana anterior. As minhas mais sinceras desculpas aos leitores assíduos da rubrica Venha a Bola! Passemos então à análise dos principais jogos da jornada:

A 9ª Jornada abriu com o desafio Porto-Belenenses. Os “azuis de Lisboa” inauguraram o marcador ao minuto 46 através de Lima, que isolado pela esquerda não sentiu dificuldades para bater Helton. O F.C. Porto reagiu e chegou ao empate no minuto 64 através de Ernesto Farías num golo de bela execução. O clube do Dragão viria a dispor de várias ocasiões para chegar à vitória mas o resultado permaneceu inalterado até o terminar da partida. Resultado final um empate que penalizou uma má primeira parte do Porto e premiou o Belenenses, que acabou por conseguir um pontinho num jogo, que não é certamente do seu campeonato.

No Estádio Axa disputou-se o jogo grande do campeonato nacional de boxe, ups da Liga Sagres. O Braga começou melhor e adiantou-se no marcador através de Hugo Viana, na marcação exímia de um livre directo aos 7 minutos da partida. O Benfica tentou reagir mas foi incapaz de marcar algum golo, tendo sofrido o segundo da partida ao minuto 78 por Paulo César depois de uma boa jogada de Matheus, acabando definitivamente com as esperanças da equipa “encarnada”.

No cômputo geral da partida Domingos foi claramente superior em termos tácticos a Jorge Jesus, conseguindo inactivar o artilheiro da Liga Sagres de forma inovadora, utilizando um suplente para “espicaçar” o Cardozo conseguindo a sua expulsão (juntamente com um jogador do Braga). Foi de facto brilhante! Segundo Domingos o principal responsável pela confusão foi Di Maria. Não se compreende, se fosse Cardozo a mandar uma das suas bombas para o banco do Braga aí sim, que punha em risco a integridade física de algum jogador, agora aquilo??? Foi um passe pá… Polémicas à parte o Braga segue firme na liderança, e há quem diga que poderão repetir a façanha do Boavista… Eu acho que vão no bom caminho, esperemos pelo próximo “Apito dourado”…



Domingo foi um dia prolífero para entender um das afirmações mais ridículas do futebol nacional. Graças ao encontro entre o Sporting e o Marítimo finalmente percebi as declarações de José Eduardo Bettencourt já que se assistiu a um novo acto terrorista no Alvalade XXI, entenda-se mais um desastre de exibição da equipa do Sporting acompanhado de uma bomba de Manu, ao minuto 62, respondendo a um belo golo de Matías Fernandez conseguido 12 minutos antes. Por falar em terrorismo, neste caso linguístico, seriam os adeptos que tentaram invadir a sala de imprensa uma nova força de elite antiterrorista, com o objectivo de se deixar de ouvir “Zbording” em vez de Sporting? A missão não foi bem conseguida, e a rubrica Venha a Bola pode anunciar o que correu mal… Paulo Bento (ainda) não saiu do Sporting devido a um atraso nas obras para aumentar as portas do Alvalade XXI, já que Bettencourt quererá cumprir a sua palavra fazendo com que Paulo Bento não saia do Sporting pela “porta pequena”.


Boa sorte para as equipas portuguesas na Europa e até para a semana, mais ou menos ao mesmo dia e à mesma hora, numa tasca perto de si…

PS: Mas afinal o que se passa no nosso Calipolense? Estão a tentar imitar o mau arranque do Sporting???

PS2: O site do Benfica dá o Benfica como Campeão do Nacional de Juniores. O site do Sporting dá o Sporting como campeão. Algum departamento jurídico vai ser ridicularizado. Acho que vai ser o “Encarnado”, mas eu cá não sou jurista…
Recebam um abraço fraterno...

Sem comentários: