terça-feira, 13 de outubro de 2009

Venha a bola!


Seguindo a veia familiar e depois de alguns incentivos, resolvi iniciar (como part-time) uma nova aventura escriturária… E num blogue!!!, nessa coisa que nunca me cativou muito (eu sou mais de jogos e tal) mas um dia também quero ter um! Aqui fica a primeira intervenção. Espero que seja do vosso agrado! Se não for, há tanta crónica sobre futebol por esse mundo fora…
Porque nem só de política vive o calipolense, vamos iniciar uma nova rubrica, desta vez para falar de bola (não é futebol é mesmo bola). Por manifesto desconhecimento (algo a rever num futuro não muito longínquo) da maioria dos jogadores e equipas da Divisão de Honra de Évora neste espaço vão ser analisados (de maneira algo facciosa para uns, absurda para outros) os principais jogos da liga portuguesa e claro da selecção nacional. Nesta inauguração vamos falar, obviamente, da turma das quinas. Depois de uma caminhada bastante atribulada, com jogos paupérrimos, algumas alegrias pelo caminho (ah ganda Poulsen!) e outras tantas polémicas pelo meio (caso Liedson, Queiroz versus Real Madrid (bis)) chegamos ao derradeiro jogo da fase de grupos de classificação para o próximo mundial a pasmem-se, não precisar de calculadora. Basta ganhar a Malta e “tamos” lá, sim eu sei que é o Play-off, mas já é alguma coisa… Neste momento a tarefa parece extremamente fácil e salvo algum cataclismo de última hora (do género Portugal-Albânia) vamos ganhar. Jogar bem? Isso é algo mais complicado, resta saber se na alma dos jogadores vamos jogar com Malta, ou vamos jogar com a malta. Eu acredito que vai ser com Malta!

Após alguns incentivos do Nuno (“se queres ter uma rubrica ao menos faz algo de jeito, não faças só esta porra!”) resolvi alongar-me nesta antevisão do Portugal-Malta com um assunto essencial para o (bom?) jogo da nossa selecção. Obviamente que se trata de CR9, pois após uma breve vista de olhos sobre os jornais e sites dedicados a esta coisa da bola, não interessa o sistema de jogo, se o Pepe deve jogar a central ou trinco ou sobre o que faz aquele “pequenito” no lado esquerdo da defensiva… O que de facto importa, é saber se os malvados do Real Madrid deixam o Ronaldo ir ver o jogo! Mas que raio têm os espanhóis contra nós??? Será que ainda guardam rancor de algumas batalhas perdidas (não estou a falar de Aljubarrota é mesmo do Portugal-Espanha no Euro2004) ou será o facto deste jogador ter entrado em campo em claras debilidades físicas, isto depois de não ter sido utilizado num jogo importantíssimo para a sua equipa, que por sinal até perdeu? Honestamente acho que é a primeira, afinal de contas é a FPF que paga o ordenado a CR9…
P.S. (não, não é Partido Socialista é mesmo Post Scriptum) esta rubrica é firmada sob pseudónimo porque portugueses somos todos (ou quase todos, tirando algum russo ou japonês que frequente o blogue) mas quando se passar à discussão da bola da liga tuga (leia-se Liga Sagres) as coisas podem aquecer...

P.S. 2 Não gosto do Duda! Não há por aí nenhum brasileiro jeitoso que faça essa posição???
Sondagem (agradeço a participação dos leitores para decidir com o administrador aqui da Tasca se seguimos com isto ou resolvo esquecer este infeliz episódio…)
Um abraço fraterno do Prof. Bitaites
Nota do Administrador da Tasca: Por mim nem era preciso fazer a sondagem estás contratado, mas para quem quiser votar, a mesma está na barra lateral direita no topo. O Prof. Bitaites agradece a participação!

14 comentários:

Anónimo disse...

Roma, cidade imperial
Tomaste Vila Viçosa
Arruinaste o Condenado
Que façanha tão airosa

Quando soube da derrota
Até rasgou o casaco
Estava vermelho de raiva
Só parecia um macaco

Até o Manuel Galhofas
Perdeu nesta brincadeira
Tem que se agarrar à picareta
Lá no fundo da pedreira

Suzete, tu és secretária
Rápida e eficiente
Vamos sentir muita falta
Do teu olhar sexy e quente

Conhecido por Pinguinhas
És tu., Licínio Lampreia
Deixaste de ser professor
Agora andas de diarreia

Adeus Antónia Casaca
O “filtro” do Ex-Presidente
Mete o rabinho entre as pernas
És uma gaja indecente

Vamos falar do Bochechas
Lacaio e confidente
Só quer é caça e snooker
E garrafas de aguardente

Manuel Alfredo Talhinhas
Como tu não há igual
Eras o maior palhaço
Da Assembleia Municipal

Assim que chegou a derrota
Só te restou viajar
Partiste para Lisboa
deixa-te por ai ficar

Saragoças e Malhados
Tudo nos cantos a chorar
Já se partiram os tachos
Aonde se vão agarrar???

Dr. Luís Nascimento
Destacado ecologista
Vais ter de partir de novo
Para território comunista

Adeus, Presidente Ameixa
Em funções de noite e dia
Terá que se agarrar ao ferro
Na sua lavandaria

Jacinta Serrano és tão bela
Em ti me inspiro, compondo
Pega mas é no Tobias
E partam os dois para o Redondo

A doutora Rosália Moura
É de tamanho pequeno
Veio corrida de Sousel
Porque é um frasco de veneno

Vítor Mila, tu és grande
Peão de brega do vereador
Tira agora um retrato
Cheio de carinho e amor

Foi esta a grande mudança
Saímos do estado de coma
Vila Viçosa vai em frente
No leme, o Engenheiro Roma.

Anónimo disse...

Caríssimo Anónimo,
Em primeiro lugar gostaria de felicitá-lo por ser o primeiro leitor a comentar esta minha rubrica, mas caso não tenha reparado esta fala de bola... Já agora dada a sua veia poética não se anima a escrever uns versos sobre o meu ilustre colega Professor Carlos Queiroz???
Um abraço
Prof Bitaites

Anónimo disse...

o nome de Professor Bitaites não será plágio???

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Ontem faltaram 11, para os desejados 15-0 ;)
Para que conste prefiro Dudas a Brasileiros na Selecção de PORTUGAL.

Anónimo disse...

tas a entrar por caminhos que te vão fazer sentar no banco do tribunal

Nuno Faritas Lobo disse...

O nome "Prof. Bitaites" foi escolhido pelo autor desta rubrica e acho que o programa Liga dos Últimos não levará a mal esta rubrica que se quer que seja uma brincadeira sem qualquer tipo de pretensões...

Anónimo disse...

tudo bem foi escolhido e não sei o quê... mas não é um bocado falta de imaginação? sejam originais.. custa assim tanto?

Nuno Faritas Lobo disse...

Estamos naturalmente abertos a sugestões! Sugira um nome que nós agradecemos a participação!

Anónimo disse...

Nota de agracedimento aos leitores da rubrica “Venha a bola!”

Gostaria de agradecer aos leitores desde blogue que fizeram desta crónica um tremendo sucesso! Este facto já permitiu melhorar substancialmente o meu ordenado, passando de uma “mini” e um pires de amendoins para uma “media” e um prato de tremoços. Um muito obrigado e bem hajam.
Prof Bitaites

Anónimo disse...

fala-se de bola só para mandar umas bocas, porque nem os resultados depois metem, nem o resultado da selecção, nem o resultado do distrital nem o resultado do sorteio para os play-off's. são projectos de boca, sem conteudo o que interessa é encher espaço.

Anónimo disse...

AO SENHOR DO POEMA!
Malhados, Saragoça, Catarina?
Sim é verdade, mas esses pobres só ganham para comer. Porque não faz uns versos sobre os vendidos, os que traíram o Miguel Patacão, em troca de um pouco de mando, horas extras, carrinhas e boa vida, que o Condenado lhes ofereceu. Agora ganhou o Roma, andam pelos cafés quase a chorar, a dizer que foram oprimidos e mal tratados, 12 anos de comunismos, uns coitadinhos, até dão pena esse Galego, Melrinho e Serafim e muitos mais, tiveram uma boa vida com o condenado, sempre bêbedos, era uma vergonha e agora que o Roma ganhou querem mais tacho e nós cá fora no privado apagar impostos para estes parasitas.
Por isso votei Roma! Espero que o Roma corra com aqueles vendidos.
DESAFIO O POETA A ESCREVER MAIS VERSOS!

ps: não se esqueça da porta-chaves.

Anónimo disse...

AO SENHOR DO POEMA!
Malhados, Saragoça, Catarina?
Sim é verdade, mas esses pobres só ganham para comer. Porque não faz uns versos sobre os vendidos, os que traíram o Miguel Patacão, em troca de um pouco de mando, horas extras, carrinhas e boa vida, que o Condenado lhes ofereceu. Agora ganhou o Roma, andam pelos cafés quase a chorar, a dizer que foram oprimidos e mal tratados, 12 anos de comunismos, uns coitadinhos, até dão pena esse Galego, Melrinho e Serafim, tiveram uma boa vida com o condenado, sempre bêbedos, era uma vergonha e agora que o Roma ganhou querem mais tacho e nós cá fora no privado apagar impostos para estes parasitas.
Por isso votei Roma! Espero que o Roma corra com aqueles vendidos.
DESAFIO O POETA A ESCREVER MAIS VERSOS!

ps: não se esqueça da porta-chaves.

Anónimo disse...

O gajo este talvez até disse alguma verdade.
Eu também quero poemas.
Bonito só uns é que são os maus, falem dos tachos todos que la estavam, e que agora se dizem amigos e votantes no Roma, vendidos e falsos.
Mas não se preocupem os outros vão levar os tachos deles lá para a câmara, deve de haver mais surpresas cá fora que lá dentro da câmara.
Agora temos cá o Roma, o homem tem que mostrar o que vale, daqui a 4 anos logo se vê.

Anónimo disse...

Caro anónimo, caso não tenha reparado isto não é a Sic Notícias. O nosso objectivo não é nem nunca será informar de resultados… É sim comentar toda a rocambolesca parafernália que envolve o mundo da bola.
Um abraço
Jesefino Aurélio Pinto