sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ementa para o fim-de-semana


Em primeiro lugar gostaria de deixar um valente abraço e uma festa no cachaço ao antigo colaborador assim como votos de boa sorte na sua vida profissional! Vou fazer os possíveis para honrar esta crónica por si iniciada e claro não posso deixar de agradecer ao administrador da Tasca Real pela confiança em mim depositada.

Passados estes formalismos, que em nada engrandecem a arte de pontapear uma bola, vou dar inicio então à minha primeira abordagem ao mundo futebolístico.

Depois de uma pausa prolongada, não poderia deixar de falar da Liga Sagres, excelente bebida para desportistas, que finalmente está de regresso. Esta jornada tem todas as condições para continuar a demonstrar as verdadeiras maravilhas do futebol português. Estou a falar, pois claro, de estádios vazios, polémicas de arbitragem, declarações parvas e relvados defeituosos, bom mas pelo menos aqui os golos não são apontados por balões… A ementa desta jornada é a seguinte:

Entrada

- Deslocação do Braga a Vila do Conde com a expectativa de ver se a boa campanha da equipa Minhota é para manter ou se a equipa do Rio Ave contraria as voltas de Domingos ao sábado…

Sopa

- O Porto recebe o último classificado (Académica) e não são esperadas grandes dificuldades para os “Azuis e Brancos” ainda que os estudantes possam aprovar este exame e sem roubar o bloco de notas ao “Prof Jesualdo”, pois estas práticas ilícitas foram severamente punidas e desencorajadas (para alguns) pelo processo “Apito Dourado”...

Prato Principal

- Na Luz vai disputar-se um frente a frente entre os dois reis da táctica e do mal falar português (Jorge Jesus versus Manuel Machado). Vai ser certamente um desafio emocionante e a não perder vai ser a conferência de imprensa, em que a presença de um tradutor é requisito indispensável. É presumível que as equipas se apresentem nos seus esquemas habituais, os encarnados num 4-4-2 (táctica do losango, inspirada no Paulo Bento) e os madeirenses num tudo-a-dar-porrada-e-defender-como-se-não-houvesse-amanhã (táctica do autocarro, inspirada no Jaime Pacheco).





Sobremesa
- A equipa de capitão Bento desloca-se a Guimarães, sendo a cereja no topo do bolo e encerrando a 9ª jornada da Liga Sagres. Os leoninos quererão certamente dar continuidade ao bom futebol a que já nos habituaram esta temporada. Sendo certamente um jogo a não perder. As tropas vimaranenses irão tentar proteger o condado e conquistar território.

(“Ementa dos pequenos” distribuída em separado)

Bebidas

A luta entre os principais goleadores da liga tem estado ao rubro, encontrando-se os dois primeiros classificados empatados na liderança com 8 golos (Cardozo e “Plantel do Sporting”). Será que nesta jornada vai haver alterações na corrida à “bola de prata”? Ver com moderação, é Sagres.

Vou agora dar asas às minhas potencialidades em futurologia e deixar a minha previsão para a jornada:
Belenenses – Olhanense 1-1
União de Leiria – Naval 1-1
Rio Ave – Braga 1-2
Marítimo – Paços de Ferreira 2-0
Vitoria de Setúbal – Leixões 0-0
F.C Porto – Académica 2-1
Benfica – Nacional 3-1
V. Guimarães – Sporting 1-1

Não posso terminar esta crónica sem felicitar a selecção portuguesa pelo quase apuramento para o Mundial 2010, faltando apenas 2 jogos para Queiroz cumprir os desígnios do desporto nacional (e num grupo tremendamente difícil) assim como o bom resultado das equipas portuguesas nas competições europeias (pena o Nacional…), ao contrário das equipas do supra sumo futebol espanhol que sofreram algumas derrotas, no mínimo embaraçosas, levando alguns presidentes a contratar treinadores que realizaram um excelente trabalho na última edição do campeonato português...

P.S Já que a selecção anda numa de naturalizar porque não naturalizamos aquele balão inglês??? Faria dupla explosiva com a mais recente contratação..!

Qualquer semelhança desta crónica com a arte gastronómica é pura coincidência. Apenas segui as rigorosas instruções fornecidas pelo Sr. Administrador e fiz uma “crónica apimentada”, ou seja, um misto de ketchup e caril, basicamente um filme indiano com legendas mexicanas.

Um abraço
Jesefino Aurélio Pinto

Sem comentários: