segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vergonha!!!

Só para que se perceba a vergonha que este país é, veja-se algumas das vilas elevadas a cidade nos últimos 20 anos:


  • Gouveia - Distrito de Guarda - Elevada a cidade em 1988 - 3900 habitantes

  • Cantanhede - Distrito de Coimbra - Elevada a cidade em 1991 - 5004 habitantes

  • Ourém - Distrito de Santarém - Elevada a cidade em 1991 - 4991 habitantes

  • Oliveira do Hospital - Distrito de Coimbra - Elevada a cidade em 1993 - 4400 habitantes

  • Vale de Cambra - Distrito de Aveiro - Elevada a cidade em 1993 - 4100 habitantes

  • Porto Santo - Região Autónoma da Madeira - Elevada a cidade em 1996 - 4474 habitantes

  • Vila Nova de Foz Côa - Distrito de Guarda - Elevada a cidade em 1997 - 3300 habitantes

  • Santa Comba Dão - Distrito de Viseu - Elevada a cidade em 1999 - 3200 habitantes

  • Valpaços - Distrito de Vila Real - Elevada a cidade em 1999 - 4500 habitantes

  • Santana - Região Autónoma da Madeira - Elevada a cidade em 2001 - 3400 habitantes

  • Gandra - Distrito do Porto - Elevada a cidade em 2003 - 5804 habitantes

  • Mealhada - Distrito de Aveiro - Elevada a cidade em 2003 - 4043 habitantes

  • Oliveira do Bairro - Distrito de Aveiro - Elevada a cidade em 2003 - 3077 habitantes

  • Anadia - Distrito de Aveiro - Elevada a cidade em 2004 - 3034 habitantes

  • Mêda - Distrito de Guarda - Elevada a cidade em 2004 - 2094 habitantes

  • Sabugal - Distrito de Guarda - Elevada a cidade em 2004 - 2800 habitantes

  • Tarouca - Distrito de Viseu - Elevada a cidade em 2004 - 3400 habitantes

  • Trancoso - Distrito de Guarda - Elevada a cidade em 2004 - 3500 habitantes

Vila Viçosa - 5400 habitantes


Borba - 4600 habitantes - Candidata a ser promovida a cidade


É esta a justiça portuguesa? É esta a justiça da República? É este um país que se acha e que se quer desenvolvido?


Vila Viçosa!... Vila Viçosa... o que te fazem, logo a ti que devolveste a independência e o orgulho a esta nação, logo a ti que tanto sangue derramaste por este país, a ti que tantos filhos ofereceste em prol de Portugal e esta a paga que te dão!...


Justiça já! Vila Viçosa a Cidade!!!

23 comentários:

Anónimo disse...

que tom tão dramático, parece que é uma quetão vital...
não será antes um orgulho cego? não vás nas cantigas que te cantam ao ouvido.. toda esta polémica interessa a um partido.. Vila ou cidade qual a diferença? qual a vantagem?
Se Borba apresento a proposta e a Vial nõ se calhar não somos pro opção.. eu não quero ser uma cidadezinha pequena.. prefiro ser "A Vila"...

Prefiros Vilas como Mafra, Sintra, Cascais.. ao inverso de tantas aldeiazinhas convertidas em cidade...

Anónimo disse...

Ah e a questão não é uma questão Republcana, o rei andou por cá e naquela altura já éramos Vila e de Vila não passámos...

Anónimo disse...

ah e lembra-me de mandar arranjar o teclado...
abraço

Nuno Faritas Lobo disse...

Amigo já falamos várias vezes sobre isto, aliás, até já nos bons velhos tempos do Alentejano-SA e do Restaurador da Independência, e há coisas que a idade não muda. Sabes que eu sempre achei que seria crucial para o crescimento e desenvolvimento de Vila Viçosa a sua elevação a cidade. Embora seja forçado a concordar que os teus argumentos também são válidos. Mas se vilas com pouco mais de 2000 habitantes são promovidas a cidade porque não o há-de ser Vila Viçosa?

Eu acho que o problema não é do teclado. Não será antes do abafadinho aqui dos nossos vizinhos futuramente citadinos?

Um abraço!

PS.: Temos mesmo que combinar a petiscada!

Anónimo disse...

se calhar tens razão, o teclado está bom, eu é que não...hehe..

seria interessante para a tua teoria ver o que "lucraram" as outras cidades pequenas em terem sido promovidas a cidade...
Ainda hoje vi num site de Moura a inscrição do brasão daquela cidade "Notável Vila de Moura - Cidade".. não faz sentido, pelo menos pra mim...

Há pessoal que costuma dizer, vou "à terra", eu tenho orgulho em dizer vou "Á Vila".. está enraizado em mim... opor-me-ia à elevação de Vila Voçosa a cidade qualquer que fosse o partido que apresentasse tal proposta...

pegando na tua provocação ao citadino vizinho Trincheiras, e se Vila Viçosa fosse cidade mudava o nome para Cidade Viçosa?
abraço

Nuno Faritas Lobo disse...

Por acaso, as Câmaras Municipais beneficiadas com a elevação de Vila a Cidade deveriam publicar resultados ou fazer estudos acerca dos beneficios e lucros.

Quanto à mudança de nome de Vila Viçosa isso para mim não faz sentido nem é o mais importante, pois tens muitas cidades com "Vila" no nome e até uma sede de distrito, como Vila Real. Tens ainda cidades como Vila do Conde, Vila Real de Santo António, Vila Nova de Santo André, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Foz Côa, entre outras......

Este assunto é como te digo, tu tem razão e não tem...

Nuno Faritas Lobo disse...

Também já tenho o teclado avariado lol

Eu queria dizer todos tem e não tem razão...

Anónimo disse...

eu sei, a questão do nome foi so uma pequena provocação...nestas questões nao ha razão nem deixa de haver... cada um tem as suas...tudo o resto é discutir o sexo dos anjos.. são gostos...e esses não se discutem, senão daqui a pouco vamos discutir o sporting e benfica... o vinho tinto ou branco...

Conjurado da Vila disse...

Se a promoção a cidade fosse uma coisa tão boa , como se explica que Cascais ou Sintra ainda sejam VILAS ?

Não será que devemos manter a histórica Vila Viçosa como está ?
Vila Viçosa como cidade melhora em que aspecto ? em que aspecto melhora Borba como cidade ?

Aliás, acho que Borba como cidade será alvo de risota, basta pensar no centro da cidade que será algo digno de uma ''cidade''.

Será depois lógico dizer-se que como vila ainda eram alguma coisa de jeito... mas como cidade são das piores do país.

Anónimo disse...

1000% de acordo com o conjurado da vila

fc

Anónimo disse...

Caro Nuno esclareça-me a sua enorme incoerência que transparece nos seus comentários:

Parece que o senhor tem duas caras tipo assim vai a maré assim vai você!

Nos blogs de vila Viçosa anda caladinho, no entanto, nos blog de Borba farta-se de dizer mal e insultar - " Nuno Faritas Lobo disse...
Americo, como sabe eu colaborei na Rádio Borba e no Jornal Terras Brancas em Borba e é com muito orgulho e saudade que recordo essa fase da minha vida e que foi dividida com o nosso anfitrião Joaquim, com o Benjamim, com o Rui, com o Pedro, com o Carlos, tudo rapaziada do concelho de Borba. Só tenho pena é que depois da nossa saída por motivos académicos e profissionais, o departamento desportivo da Rádio Borba tenha se extinto... Contudo sou assinante do Jornal Terras Brancas e renovo a assinatura bi-anualmente, ao contrário de muitos, e falo porque sei, que não pagam a assinatura do Jornal que é de todos nós!!!

Se reparou Américo, eu falei de Borba, mas também de outras cidades, para fique bem claro que nada me move contra Borba e os Borbenses, mas sim contra a discriminação a que Vila Viçosa tem sido votada por causa de um Presidente de Câmara inútil e ignóbil como o que temos em Vila Viçosa.

E por isso que eu me bato, não para prejudicar Borba, mas sim em defesa de Vila Viçosa e dos meus interesses enquanto Calipolense!

Um Abraço!"

No entanto escreveu no seu blog que Vila Viçosa é a Vila mais desenvolvida do distrito de Évora, etc…

Diga mal mas diga em todos os blog e seja mais coerente nos seus comentários…

Cumprimentos

Nuno Faritas Lobo disse...

Meu caro anónimo, eu começo por manter a coerência ao não me esconder atrás do anonimato, eu mostro a cara e dou o meu nome, quer coerência maior que esta?

Segundo, Vila Viçosa continua a ser a Vila mais desenvolvida do distrito de Évora, contudo, graças ao inútil e do ignóbil do nosso presidente de câmara não somos cidade quando o poderiamos ser e até com um desenvolvimento maior que Reguengos de Monsaraz e Estremoz.

E se fossemos cidade, mas uma cidade decente, não veriamos os nossos jovens, homens e mulheres da minha geração a sair em debandada de Vila Viçosa e do concelho!

Acha que isto não é coerente? O que digo aqui na Tasca Real, digo-o na blogosfera borbense ou em outro blogue qualquer. Como já lhe disse, não me escondo atrás do anonimato!

Saudações!

Anónimo disse...

sao questoes politicas e nao questoes a nivel de vila entre vila. nao ha necessidade de tanta ofensa, afinal nenhuns habitantes têm culpa de Borba ser elevada a cidade e Vila Viçosa não o ser. Agora ja que tanto se comenta aqui é porque os calipolenses assim chamados estão a dar realmente muita importancia ao assunto e a mostrarem uma certa inveja! ja chega de conflitos entre BORBA e VILA VIÇOSA.

Anónimo disse...

Arrelvamento Campo de futebol de Vila Viçosa - ano de 2005

Arrelvamento Campo de Futebol de Bencatel - ano de 2009

Colocação do anuncio de construção da Biblioteca - ano de 2005

Anuncio de obtenção do financiamento para construção da Biblioteca - ano de 2009

Estes anos não vos dizem nada? Já agora o lançamento da 1a pedra será em 2013?

12 anos foram insuficientes para dotar o concelho de uma simples Biblioteca?
Onde está o Cinema e o Teatro? Onde está a cultura?

12 anos já chega! Exige-se a mudança! é preciso um 25 de Abril em Vila Viçosa! Vila Viçosa não pode regredir mais...

Conjurado Lenhador disse...

Alguém que corte o pinheiro em frente ao castelo sff...

Apito de Lata disse...

QUAL A EQUIPA DE ARBITRAGEM QUE ESTARÁ NA FINAL DA TAÇA DO DISTRITO DE ÉVORA?

Constituição da Equipa de Arbitragem

Arbitro:
A. Assistente 1:
A. Assistente 2:
4º Arbitro:

Deixa a tua opinião no www.apitodelata.blogspot.com

Participa Já!!!

Anónimo disse...

Caro Nuno:

Quem lhe disse a si que os calipolenses querem que Vila Viçosa seja cidade.

Vejo que também profere insultos e ofensas a pessoas que estão democraticamente a exercer os seus cargos políticos.

Por ter um blog não quer dizer que seja valentão. Valentão é apresentar-se nos sítios próprios (reuniões de câmara/assembleia) e expor as suas ideias e insultos.

Isso é ser valentão...

E já pensou numa coisa: porque será que o actual presidente ganhou por maioria absoluta as eleições passadas??!

Será que a maioria dos calipolenses são ignorantes?
Vá, tenha coragem agora e responda!

Relativamente aos investimentos futuros (ex:biblioteca), serão executados de modo sutentável, ao contrário de outros concelhos que estão supraendividados.
Se não fosse o paizinho sócrates iriamos ver se fariam essas obras, devo dizer, algumas até estão paradas por falta de verbas.
Até fogem dos fornecedores!

Estar sentado atrás de um computador a papaguear sem informação credível é muito cómodo...

Cumprimentos e seja mais educado, não ofenda!

Nuno Faritas Lobo disse...

Caro anónimo, chame-lhe valentão ou coerente o que é certo é que eu dou a cara e o nome, o anónimo nem cara nem nome... nada...

Respondendo às suas questões, primeiro eu não ofendi ninguém, apenas chamei os bois pelos nomes. Acha que o Sr. Presidente da Câmara ganhou a maioria por mérito próprio? A mim ganhou a maioria por demérito do PSD e do PS e também por alguns jogos de bastidores com os funcionários municipais e seus familiares...

Já agora ir às reuniões da Câmara e da Assembleia para quê? Até hoje os orgãos de gestão autarquica CDU ouviram e aprovaram as ideias de alguém?!?!?! Em democracia deve-se conviver com a oposição, não suborna-la (Galhofas) ou pura e simplesmente oprimi-la (maioria absoluta)...

E a Câmara Municipal de Vila Viçosa não está endividada?!?! Os tipos que publicam os rankings autarquicos de endividamento devem ser burros que nem uma porta e loucos concerteza!...

Saudações!

Rui Laranjeira disse...

Vamos lá ver se nos entendemos, está contra a elevação de Borba e as cidades enúmerada à Categoria de Cidade ou quer é que Vila Viçosa, seja também elevada à Categoria de Cidade... Vila Viçosa também não preenche o total dos requisitos, alias como quase todas as localidades do interior de Portugal, que caso não tenha reparado está a ficar desetificado, o que faz com que deixem de existir Cidades no Interior.
Acresecento ainda que apesar de Borba apesar de ter menos habitantes têm uma maior densidade populacional. Cumprimentos a todos Libatos e Ceboleiros " À Coisas que nunca Mudam" e que até dão Sal à Vida... Como a Nossa Rivalidade

Anónimo disse...

Caro Nuno:

Vejo que é um grande valentão! Até afirma que um vereador da Câmara Municipal de Vila Viçosa foi subornado. Essas afirmações são suficientes para levar um processo em cima que nunca mais te endireitavas.

Mas como isto é um pais a brincar pode ser que te safes!

Demériro do PSD e do PS?!

Então se o Condenado ganhar novamente que desculpa vais dar??

Vamos ver depois das eleições...

E chamando os bois pelos nomes digo-te que és um gaiatolas que tens muito que aprender.

Publica seu valentão!

Cumprimentos e até Outubro...

Nuno Faritas Lobo disse...

Caro Rui, eu estou contra à elevação de vilas a cidade que não tenham condições para tal, pois acredito que deturpam a realidade do país. Contudo, se estas vilas sobem a cidade porque não poderá também Vila Viçosa subir?

Nuno Faritas Lobo disse...

Caro anonimo, eu não sou valentão já em relação a si...

Há ponto em que estamos de acordo, isto é de facto um país a brincar...

Quanto ao vereador Galhofas penso que infelizmente é do conhecimento comum o que aconteceu...

Quanto ao mérito ou demérito do PS e do PSD penso que este ano está novamente à vista, com ataques descabidos entre ambos os partidos e com ataques à vida pessoal do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa como por exemplo o processo de divórcio pelo qual está a passar cujo ataques acho de muito mau gosto, pois o Sr. Manuel Condenado não deve ver a sua vida exposta deste modo! E com isto, o PS e o PSD estão a dar ainda mais força à CDU!

Aqui publica-se tudo (excepção ofensas e linguagem vernácula), porque este blogue é apartidário e democrático, portanto os seus comentários serão sempre publicados.

Parece que o gaiatolas que tem muito para aprender ainda vai incomodando alguém!...

E chamando os bois pelos nomes, convido-o a deixar de ser cobarde e de se esconder atrás do anonimato e a dar o seu nome pois este debate quer se sério!

Saudações!

Kruzes Kanhoto disse...

A passagem de uma Vila a Cidade é como o "melhoral". Não faz nem bem nem mal. Vantagens não existe uma única e prejuízos se calhar também não...