domingo, 15 de março de 2009

Por terras do ducado...


Durante séculos, o nome de Vila Viçosa foi vinculado aos jardins, aos pomares, às árvores e às flores que assomavam pelos muros das casas do aglomerado urbano, como promessa do vergel que crescia dentro. É precisamente essa imagem florida de Vila Viçosa, com belos jardins, com ruas ornadas de flores e com os adornos florais nas janelas e portas, que muitos autores e poetas cantaram, que se deve preservar e recuperar, enquanto instrumento fundamental da compreensão e do reforço da preservação da identidade cultural calipolense. Para isso, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, à semelhança, aliás, do que aconteceu o ano transacto, está a organizar o Concurso “Vila Viçosa Florida” 2009. Os objectivos centrais deste projecto consistem em embelezar com flores as ruas, as portas, janelas, varandas e sacadas dos prédios, assim como reabilitar uma importante memória colectiva e um suporte do seu quadro de referências e de valores, numa terra que foi sempre conhecido pela beleza e pelos seus espaços verdes.
O Concurso reveste duas modalidades: Prédio mais florido e Rua mais florida.

As inscrições são gratuitas e a Câmara Municipal cede aos interessados conjuntos compostos por vaso, suporte metálico, terra e plantas. As inscrições deverão ser formalizadas na Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Vila Viçosa, entre 2 de Fevereiro e 13 de Março, onde os interessados poderão obter quaisquer esclarecimentos.
Prémio de pintura Henrique Pousão
A Câmara Municipal de Vila Viçosa deliberou aprovar a edição de 2009 do Prémio de Pintura Henrique Pousão, ilustre pintor calipolense e proeminente figura da arte e da cultura do século XIX, no ano que assinala os 150 anos do nascimento do pintor. O Prémio foi instituído com o objectivo de estimular os artistas locais e regionais e a actividade cultural na área da pintura.
O Prémio Henrique Pousão tem um valor de 2.500 € e contempla total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura. A entrega das obras concorrentes deverá ser feita na Divisão de Serviços Sócio-Culturais da Câmara Municipal de Vila Viçosa até ao dia 30 de Setembro do corrente ano.
A cerimónia pública da entrega terá lugar durante o mês de Novembro, em data a anunciar.
Encontro de Poetas Populares
Vila Viçosa vai ser palco, no dia 19 de Abril de 2009, do Encontro de Poetas Populares da Zona dos Mármores, cujos trabalhos revestirão a modalidade de décimas, sendo o mote inspirado em Florbela Espanca. O objectivo é o de permitir a partilha de experiências e rimas, contribuindo, assim, para a preservação desta singular vertente da cultura popular da nossa região. Na verdade, a poesia popular constitui uma expressão genuinamente popular que permite recuperar momentos inesquecíveis da nossa tradição e manifestar emoções que fazem parte do imaginário da sociedade alentejana.
A participação no Encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deve ser formalizada até ao próximo dia 13 de Março de 2009, para o seguinte endereço: Câmara Municipal de Vila Viçosa, Praça da República, 7160-207 Vila Viçosa.
O evento encontra-se, também, associado a uma série de iniciativas culturais. Assim, na tarde do dia 19 de Abril, será inaugurada, na sala do Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa, a exposição “Aldeia da Luz. Memória de um traslado”, da autoria do fotógrafo José Maria Ballester. A mostra estará patente até ao final de Abril. Nessa mesma tarde e no mesmo local, será inaugurado um painel artístico alusivo à poetisa Florbela Espanca.

Sem comentários: