sábado, 20 de dezembro de 2008

Biblioteca Municipal de Vila Viçosa para 2009

«O município alentejano de Vila Viçosa vai construir em 2009 a Biblioteca e Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros, revelou hoje o presidente da autarquia, Manuel Condenado. O autarca adiantou que o edifício vai ser construído junto ao Museu do Mármore, instalado na antiga estação de caminho de ferro.

De acordo com o presidente da autarquia, está já a decorrer o concurso para a execução da obra. Com a construção da biblioteca, a autarquia pretende suprir uma lacuna existente no concelho na área dos equipamentos culturais.

Segundo o município, Vila Viçosa não dispõe de uma biblioteca pública que sirva a população em geral, e, em particular, a população escolar do concelho, apesar de existir um Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Florbela Espanca e o Arquivo da Casa de Bragança.

A obra envolve uma candidatura ao Programa de Apoio à Rede de Bibliotecas Municipais e vai ser comparticipada por fundos da União Europeia, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A autarquia vai ainda instalar em 2009 um sistema de Telegestão da Rede de Águas, que permitirá uma maior eficácia na gestão daquele recurso e uma redução das perdas na rede pública, num investimento de 436 mil euros. Quando estiver instalada, a telegestão vai possibilitar elevar os níveis de disponibilidade e qualidade de distribuição da água.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa já aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento de 13,1 milhões de euros para 2009. Os investimentos no próximo ano rondam os 4,5 milhões de euros.»

In Diário do Sul
Parece que 2009 vai ser um ano de boas novas para Vila Viçosa e o seu concelho. Vamos ter finalmente um novo Centro de Saúde, parece que também e como podemos ver na edição de sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008, uma nova Biblioteca Municipal em Vila Viçosa, o sistema de telegestão de água e Bencatel irá ver o Campo Pereira Bom relvado.
Infraestruturas mais que necessárias para o concelho de Vila Viçosa, assim saiba a Câmara Municipal de Vila Viçosa, e os Calipolenses dar-lhe também o devido usufruto. Para mim mais vale tarde do que nunca, e parece que finalmente vamos subir mais uns degraus e recuperar do atraso em relação aos concelhos vizinhos, sirvam também estas infraestruturas para fixar mais jovens no concelho de Vila Viçosa...
Parece-me que ficam a falta um centro cultural e pavilhão gimnodesportivo, vamos ver se a seu tempo estas infraestruturas apareçam, independentemente de ser com a CDU, PS ou PSD!

2 comentários:

Mário Casa Nova Martins disse...

Caro Nuno
Um Santo Natal para Si e Sua Família.
Cumprimentos.
Mário

Miguel disse...

Nuno,

” Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

Carlos Drummond de Andrade

Feliz Ano Novo são os votos da M&M & Cª!