quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe (não a suína)...


Tira uma pessoa uma semana de férias para estar como a imagem documenta... Raios parta pá...

Festa Taurina em Bencatel




segunda-feira, 27 de abril de 2009

Calipolense na Divisão de Honra da A. F. Évora para a época 2009 / 2010



Obrigado Lusitano!!!

Ontem em Vila Viçosa

Duas pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre dois automóveis ligeiros, ocorrida ontem ao fim da tarde (18h40), na Estrada Nacional 255, próximo de Vila Viçosa. As vítimas, que inspiravam cuidados, foram transportadas para o Centro de Saúde de Estremoz.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Semana Académica 2009



Cerveja Sagres a 0.70;

Semana Académica INTEIRAMENTE organizada pelos estudantes;

26000 watts de som;

Arraial de Quarta-Feira SÓ PARA OS DUROS e nos seus moldes habituais;

2000 m2 de tenda em plena Avenida do Empresário, em frente à Escola Superior de Saúde;

CAMPUS RADICAL com actividades diurnas e nocturnas com destaque para PAINTBALL (inscrições para 966355575) e pista de Kartcross;

Bilhetes à venda nas Associações de Estudantes e no próprio dia no recinto.
É ir lá pessoal! É ir lá!!!

Justiça à portuguesa

Três alunos de Penacova condenados a trabalho comunitário

Três alunos da Escola Secundária de Penacova foram condenados a penas de trabalho comunitário após tentarem encerrar a escola a cadeado numa manifestação contra o Estatuto do Aluno, revelou hoje a associação de pais.

Os três jovens, agora com 18 anos, frequentam o 12º ano e foram identificados pela GNR a 17 de Novembro último, quando tentavam encerrar a escola a cadeado. Levados a tribunal, viram aplicadas penas de 20 horas de trabalho a favor da comunidade, que agora souberam ter de cumprir na própria escola, e à obrigação de apresentações periódicas nos serviços de reinserção social.

Numa nota de imprensa subscrita pelo seu presidente, Eduardo Ferreira, a Associação de Pais e Encarregados de Educação afirma que a manifestação teve o apoio unânime dos estudantes, com a recusa colectiva de ir às aulas, nessa manhã. Semanas antes tinham sido os próprios pais a reclamar a alteração do Estatuto do Aluno.

«Nessa acção, alguém escolheu cirurgicamente três deles e os acusou, quiçá, de perigosos agitadores, que levados perante a Justiça, são agora notificados a prestar serviço de interesse público, com acompanhamento pelos serviços de Reinserção Social, devendo ainda, quem não beneficiou de protecção jurídica, ter de pagar as custas do processo», acentua.

A associação questiona «qual o crime que terão cometido os jovens para terem um tratamento assim», interrogando se «o direito de manifestação não será permitido em Penacova, e se são estas as lições que a escola e a justiça dão» aos seus filhos.

A instituição declara-se solidária e partilha a indignação dos pais, «cientes de que os seus filhos apenas exerciam um direito cívico, em liberdade, vendo-os agora ser tratados como uns delinquentes marginais e ainda sujeitos à humilhação, pelo cumprimento das medidas disciplinares aplicadas».

«Regista-se ainda, com preocupação acrescida, que este caso ocorreu no presente ano lectivo e conheceu o seu desfecho no mês em que se comemora o 35º aniversário do 25 de Abril, o dia da conquista da Liberdade», conclui a associação de pais.

«Isto é um desincentivo à participação na defesa dos direitos. Que país e que democracia é esta? Todo o país estava contra o estatuto do aluno», comentou à agência Lusa Paula Bernardes, mãe de um dos jovens punidos.

«Estavam a defender os seus direitos. Não são nenhuns delinquentes», afirmou Paula Bernardes, acrescentando que os pais terão ainda de suportar as custas judiciais.

Diário Digital / Lusa Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009

A sorte é que vivemos num país sem criminalidade e delinquência... Isto é do melhor, hilariante, simplesmente hilariante!....

Cidades Portuguesas...

A VILA DE SAMORA CORREIA foi aprovada por unanimidade, em reunião conjunta da CM Benavente e a Assembleia de Freguesia da referida, pelos pareceres necessários à elevação da vila à categoria de cidade. Os documentos foram solicitados pela Comissão Parlamentar do Poder Local e Ordenamento do Território após analisar cinco projectos de lei apresentados pelo PS, PCP, PSD, CDS-PP e pela deputada não inscrita Luísa Mesquita propondo a criação da nova cidade. Nos pareceres das autarquias considera-se que a vila reúne os requisitos formais e materiais e as condições necessárias para ser elevada à categoria de cidade. A elevação deverá acontecer durante o mês de Maio. Apesar de Samora se tratar de uma vila histórica, vista de fora, por um olhar de visitante ou novo morador, não parece reunir quaisquer condições para ser considerada cidade. Não só tem um urbanismo deplorável, com uma planificação assente no aleatório, como ainda carece de higiene pública e preservação dos espaços. A isso se junta a ausência de estruturas qualitativas, a falta de segurança motivada pela precaridade de meios de prevenção, a ausência de recursos de lazer e serviços de qualidade. Mais se junta, a total falta de cultura urbana local, sendo a população de Samora igual às vizinhas de Benavente e Salvaterra, fiéis depositárias de um provincianismo estrutural, sem experiências de modernidade nem abertas às teses de mudança. Ter um carnaval famoso (e por sinal parolo) não chega para Samora ser cidade. Que luso provincianismo.


Mais uma pérola portuguesa, desta feita que nos é trazida pelo João e que serve para temas passados aqui na Tasca...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vila Viçosa: Lista para credenciais de transporte

Espera por fisioterapia

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, considerou ontem um "absurdo" a existência de uma lista de espera no centro de saúde local para a emissão de credenciais de transporte para os doentes que necessitam de tratamentos de fisioterapia em Estremoz.

"É desumano porque nega a prestação de cuidados de saúde às pessoas. Trata-se de uma medida economicista", disse o autarca, que apresentou o caso ao Ministério da Saúde.

A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS) argumenta que o centro de saúde não é obrigado a passar credenciais de transporte uma vez que a distância é inferior à lei. "Há uma norma que não garante a existência de transporte para tratamentos a menos de vinte quilómetros.

No entanto, estão a ser disponibilizadas duas ambulâncias diárias para os utentes com mais dificuldades económicas. Há doentes que irão esperar um pouco mais pelo tratamento", explicou fonte da ARS.

O Correio da Manhã apurou que há dez utentes a aguardarem tratamento, alguns há quase cinco meses. É o caso de José Perdigão, de 52 anos, que ficou acamado devido a um acidente de trabalho em Julho de 2006.

"Faz fisioterapia em Montemor e Estremoz, mas desde Novembro que não vai a esta cidade. Graças à fisioterapia já se mexe, mas sem tratamento voltará tudo ao início", referiu a mãe, Matilde Matos.

Escola...

Directora-adjunta da TVI vai processar Sócrates

A directora adjunta da TVI decidiu processar o primeiro-ministro depois de Sócrates ter dito ontem, na RTP, que o «Jornal Nacional» de sexta-feira é um "telejornal travestido" e uma "caça ao homem", diz o Diário de Notícias esta quarta-feira.

José Sócrates aproveitou a entrevista «para tornar claro o seu desprezo pelos telejornais de sexta-feira na TVI», refere o Diário de Notícias (DN).

"Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem", é "um telejornal travestido", feito de "ódio e de perseguição", disse, queixando-se ainda da ausência de críticas entre os jornalistas ao tipo de jornalismo praticado por Manuela Moura Guedes.

"Vou processá-lo", foi assim que reagiu a directora adjunta de informação e pivô da TVI, Manuela Moura Guedes, contactada pelo DN, depois de ter ouvido a entrevista que o primeiro-ministro, José Sócrates, deu ontem à noite na RTP1, aos jornalistas Judite de Sousa e José Alberto Carvalho.

Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009


Digo eu agora, querem lá ver que a "Nelita" deu em "Maria Madalena"?!?! Irra mas ainda chamam aquilo - Jornal Nacional - ???????? Quantos processos não teriam já em cima Manuela Moura Guedes, Direcção de Informação da TVI e a própria TVI?!?!?!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Vinum Calipole - 2009

Numa iniciativa d´ O Copo de 3, decorrerá no próximo dia 2 de Maio, nos Claustros do Convento dos Capuchos, em Vila Viçosa, o evento Vinum Callipole 2009, com a participação de alguns produtores de vinho, a nível nacional.

Lista dos produtores presentes a colocar brevemente.
Um evento em que poderá provar e ficar a saber um pouco mais acerca dos vinhos produzidos em Portugal... assim como, e de um modo informal, falar com produtores, enólogos e responsáveis, sobre os vinhos presentes, o que têm no mercado e as novidades que estão para aparecer, assim como outras surpresas.

VINUM CALLIPOLE – 2009 2 Maio 15h – 20h

Claustros do Convento dos Capuchos Vila Viçosa
Entrada: 5 €Copo Schott Din Sensus incluído

PROVA ESPECIAL ''Brancos do Loire''

Nicolas Joly, Pascal Cotat, Domaine L´Ecu, Domaine Collier, Clos Rougeard

Preço de inscrição 30€ (inclui entrada no evento)

8 Lugares disponíveis...

Linha de Informação: 967 344 226

Política à Portuguesa...

É de mim ou ontem no Prós e Contras na RTP1 e hoje com a entrevista igualmente na RTP1 com José Sócrates nada de novo surgiu com excepção das lamúrias (quanto a mim justificáveis) do primeiro-ministro em relação ao Jornal Nacional de sexta-feira na TVI?!?! Continuamos tão pobrezinhos....

domingo, 19 de abril de 2009

My Brute

Eis um jogo prático e divertido, que não requer nenhum esforço da nossa parte e apenas 15 minutos diários no máximo. Para quem ainda não o conhece o My Brute é um jogo onde podemos competir com jogadores de todo o mundo, onde podemos competir com os nossos amigos e para entrarmos no jogo, entramos como discipulos de um amigo (o qual ajudamos a subir de nível e ranking sendo discipulos dele) e depois é irmos competindo e arranjando discipulos.

Assim sendo a Tasca Real, também já tem um "Brute", o qual gostaria de vos ter como discipulos e de vos ver a subir de nível no jogo e posteriormente a terem os vossos próprios discipulos e a competirmos todos juntos. Assim, basta clicar aqui para entrarem no mundo My Brute.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Por Vila Viçosa









Para quem se queixa de falta de actividades em Vila Viçosa aqui ficam quatro sugestões...

terça-feira, 14 de abril de 2009

Até sempre... no Sobreiro!


Capelinha de Santo António da Aldeia Típica de José Franco, foto wikipédia
Fui muitas vezes ao Sobreiro. Sempre fui um fã da pequena aldeia saloia genialmente criada por José Franco, que é quanto a mim um dos poucos portugueses vivos a quem Portugal muito devia. Quanto à pequena aldeia, penso que preenche o imaginário de miúdos e graúdos e que conseguiu até aqui granjear a admiração de todos quantos passaram por ela. E os pães com chouriço?!?! Decidamente são magistrais e de outro mundo!!!


Hoje Portugal e particularmente o concelho de Mafra ficaram mais pobres com o falecimento de José Franco aos 89 anos ao fim de uma vida recheada de exitos e convivio com as mais diversas personalidades!


Há já 4 anos que não vou ao Sobreiro em Mafra. Hoje vi como seria bom ir lá matar saudades e homenagear o homem José Franco. Em Maio, talvez lá vá... Matar saudades...

Ar puro!...

Rússia: Árvore com 5 cm retirada de pulmão humano

Um pequeno pinheiro com cerca de 5,1 cm de altura foi removido cirurgicamente de um pulmão de um paciente numa operação inédita e que deixou os cirurgiões incrédulos.

Os médicos haviam diagnosticado um cancro a Artyom Sidorkin, de 28 anos, quando este começou a tossir sangue e a queixar-se de dores insuportáveis no peito.

Mas, quando iniciaram a cirurgia para extrair o tumor, os médicos depararam-se com uma pequena árvore, em perfeito estado, a crescer no pulmão do paciente.

«Tive que piscar os olhos três vezes, achava que estava a ter uma miragem», afirmou o cirurgião Vladimir Kamashev do Hospital Izhevsk na Rússia.

Os médicos acreditam que Artyom inalou uma pequena semente que germinou no seu pulmão e que as dores que o paciente sentia eras resultado das folhas em forma de agulha do pinheiro a espetarem no tecido.

«Era muito doloroso. Mas, para ser sincero, não sentia nenhum corpo estranho dentro de mim», explicou o doente.

Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Perdido e por achar

Perdeu-se ontem, no recinto da Feira do Queijo (ou no parque de estacionamento) em São Tiago de Rio de Moinhos um fio de ouro com malha fina, curta, com cerca de 8 ou 9 anos e adornado com uma medalha igualmente em ouro com um osso de corvina trabalhado. Pelo enorme valor sentimental que o fio e a medalha têm, pede-se por favor a quem o tenha encontrado que contacte para o e-mail tascareal@gmail.com ou que se dirija ao Posto Territorial da GNR em Borba, já alertada para a perda do fio e da medalha.
Desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção e apoio prestados!

domingo, 12 de abril de 2009

Boa Páscoa


Feliz Páscoa 2009!

Joguem à bola!!!


Vocês são uma vergonha, respeitem os 105 anos de história e glória que carregam às costas! Nódoas! Eu sei o castigo que dava a 95% dos jogadores do SLB! Molengões! Vocês não servem para o Benfica, é preferível colocar os juniores a jogar! Metam os vossos olhos nos jogadores do FC Porto ou no SC Braga!!!
PS.: Gostaria de ver os sportinguistas, tipos defensores da verdade futebolistica em Portugal, comentar a arbitragem de ontem para ver se também conseguiram vislumbrar pelo menos uma grande penalidade não assinalada e um golo mal anulado??? Os árbitros podem ter-vos tirado a Taça da Liga, mas estão a dar-vos o segundo lugar...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Lufada...

Eis que hoje nasceu um novo blogue na doente, debilitada e quase extinta blogosfera Calipolense, hoje surgiu o Autárquicas Vila Viçosa 2009, que apesar do tema e de me parecer que é um blogue que irá ter uma curta vida, parece-me também uma enorme lufada de ar fresco para a blogosfera Calipolense e também para a participação cívica e política dos Calipolenses!

O blogue está aberto à participação de todos, pelo que, basta ir até e fazer isso mesmo, participar!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Silêncio...

Alguém da comissão concelhia de Vila Viçosa do Partido Socialista se pode manifestar acerca do que eu disse aqui há uma semana atrás?!?! É que tentei lá publicar um comentário, mas até hoje nada!... Vai haver coragem para dar a cara ou não?!?!

Anuário Financeiro dos Municípios 2007

Foi hoje apresentado um estudo cuja discussão julgo ter algum interesse, ou pelo menos ser merecedor de reflexão.

Trata-se do “Anuário Financeiro dos Municípios 2007” que é elaborado por docentes Universitários independentes com a colaboração do Tribunal de Contas e das próprias autarquias.

O Anuário é um estudo comparativo com base em diversos indicadores que mede a saúde financeira das autarquias.

O vizinho concelho do Alandroal figura como o 33º Município no ranking de Municípios com menor rácio “receitas liquidadas/receitas previstas”.Quer isto dizer que das receitas previstas no orçamento apenas foram liquidadas (concretizadas) cerca de 48%.
Em 3º lugar deste ranking está o concelho de Borba com somente 28% de liquidação face às receitas previstas.

Parece-me que isto configura um sinal preocupante de alguma sub-orçamentação no lado das receitas o que pode conduzir a um grave desequilíbrio financeiro, se o orçamento se cumpre do lado da despesa e se só se cobra 1/3 do previsto terão de se encontrar outras formas de financiamento. De realçar que apesar de só cobrar 1/3 do previsto o Município de Borba figura na lista de Municípios sem receitas por cobrar.

Em termos de maior passivo exigível per capita o Alandroal ocupa a 18º posição, com um passivo de cerca de €1.900 por cada habitante. O concelho tem pouco mais de 6 mil, o que grosso modo e em números redondos dá uma divida superior de 12 Milhões de Euros...

No ranking de Municípios com maior índice de dívida a fornecedores relativamente às receitas totais do ano anterior o Alandroal ocupa a 24ª posição com cerca de 91% de divida face às receitas do último ano, ou seja era preciso não pagar nada durante um ano para pagar as dividas em atraso.

No reverso da medalha encontram-se os Municípios de Redondo, Viana do Alentejo e incrivelmente (pelo menos na minha opinião) Elvas onde as autarquias não têm qualquer empréstimo bancário. Os Municipios de Viana do Alentejo e de Redondo figuram ainda no ranking de Municípios com menor passivo exigível em termos per capita e em termos de valor absoluto em ambos os casos com passivos pouco superiores a 1 milhão de euros.

Considero que um milhão de passivo é pouco, a título ilustrativo o orçamento da nova biblioteca de Vila Viçosa ascende a 2,4 milhões euros e o arrelvamento do campo de futebol de Bencatel 500.000,00€, sabemos que para obras como estas as autarquias, por norma, têm de contrair passivos de qualquer espécie.

No Município de Redondo existe ainda outra curiosidade as despesas com o pessoal ascendem a 47% das despesas totais, em Borba esse montante ascende a 37%.

Relativamente a Vila Viçosa não figura em nenhum dos rankings deste estudo o que só por si não quer dizer nada, não tem indicadores muito positivos nem muito negativos, não permite concluir se é bom ou mau…

Enviado por e-mail por um amigo de longa data...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Melhor que a Taça da Liga...


... este trofeu que o Kruzes Kanhoto teve a gentileza de me ofertar, gesto o qual muito me sensibilizou e gratificou. É este trofeu melhor que a Taça da Liga, pois cada vez que é atribuido é dividido com mais nove compinchas e não me parece que nenhum deles amue por isso. E porque depois, bem ou mal, parece que ainda vou pensando em qualquer coisita... E por fim porque o design do logotipo é algo de muito à frente e fora do comum...
Pois bem este é um prémio destinado a jovens que pensam (lá está bem ou mal o que interessa é irem pensando...). Assim irei tentar não me enganar na idade, na certeza de que estas são certamente pessoas que pensam! Ora cá vai:

Eis agora as regras para os felizes contemplados:

  1. Exiba a imagem do prémio
  2. Poste o link do blog que o premiou
  3. Indique dez blogs para fazerem parte do “Manifesto Jovens que Pensam”
  4. Avise os indicados
  5. Publique as regras

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Manuel Condenado em Foco... No Diário do Sul

«(...)podemos afirmar que o concelho em 12 anos alterou-se profundamente e para melhor.»

«Alguns dos projectos mais estruturantes estão praticamente conseguidos, estão concretizados mas no entanto, como é lógico e todos compreendem, não é em doze anos que tudo se resolve.»

«Neste momento e a nível das acessibilidades o concelho de Vila Viçosa está dotado de uma rede viária altamente qualificada. Também o ensino é bom e todas as freguesias estão cobertas pela rede do pré-escolar, o ensino básico e o secundário também estão bem.»

«(...)adjudicámos um estudo ao Parque Expo, com vista à revitalização do Centro Histórico e dinamização do tecido comercial e das actividades sociais.»

«(...)eu desde sempre sou adepto da regionalização, e penso que se o país estivesse regionalizado seria mais equilibrado e mais justo.»

«(...)já nos faltam ruas para toponimicamente homenagear os vultos calipolenses.»

Podem ler a entrevista na íntegra no Jornal Diário do Sul. A caixa de comentários está aberta a quem, modo educado e civilizado queira dar a sua opinião.

Representantes do Povo ou dos "Boys"?!?!?!

Eis que hoje descobri o que pensei ser uma mentira atrasada de Abril, mas que pelos vistos é real, alías bem real!... E é esta realidade que me leva cada vez mais a acreditar menos neste país, na República, nos partidos...

Parece que os dignissímos, excelentissimos e doutorissimos deputados do círculo de Évora à Assembleia da República do PS, Bravo Nico e Paula Nobre de Deus tiveram a estupenda, fantástica e inimaginavel ideia de propor a elevação de Borba a cidade com o projecto de lei n. 336/X de 5 de Janeiro de 2007.

?!?!?!?!?!?!?!

Estupefactos? Boquiabertos? Irritados? Injustiçados? Pois... eu também!!!

Parece que os deputados Bravo Nico e Paula Nobre de Deus não conhecem minimamente o distrito que representam na Assembleia da República! Sem qualquer falta de respeito para com Borba e os borbenses, vila a qual até gosto bastante e onde tenho muitos amigos e onde passei momentos fenomenais na Rádio Borba e no Jornal Terras Brancas, parece-me que os deputados que nos representam na Assembleia da República trabalham com base nos interesses dos próprios e do Partido Socialista e não no distrito que representam!

Depois da fantochada que foi a elevação de Reguengos de Monsaraz a cidade (a nível nacional a fantochada foi ainda maior com enormes e super desenvolvidos centros urbanos como Sabugal, Mêda, Trancoso ou Tarouca) eis que agora temos sim a fantochada da década! Nada me move contra Borba repito, mas a dúvida que me assola é o porquê dos deputados Bravo Nico e Paula Nobre de Deus não fazerem o mesmo por Vila Viçosa que é somente a maior e mais desenvolvida Vila do Distrito de Évora?!?!?! Sim meus caros, do distrito que V/Exas. supostamente representam!!!!

Irei, exigir, aos deputados Bravo Nico e Paula Nobre de Deus, como Calipolense, contribuinte do Estado e como tal, contribuinte para o vencimento dos deputados supracitados, que façam o mesmo por Vila Viçosa nesta legislatura! Não irá disfarçar o modo de fazer política em Portugal, com os famosos casos dos "boys", com os famosos "lobbies" e "tachos", contudo o que aqui se quer e pretende é igualdade e justiça! E para que isso aconteça das duas uma! Ou Vila Viçosa é promovida a cidade, ou cerca de 30% a 40% das cidades portuguesas têm que ser despromovidas a vila!!!

Já agora para ver o esforçado trabalho da dupla socialista basta clicar aqui e descarregar o ficheiro word.

Aproveite também para ver as biografias de Bravo Nico e de Paula Nobre de Deus no site da Assembleia da República e envie-lhes também um e-mail mostrando o descontamento de toda esta situação.

Que saudades da Monarquia!!!....

Por Vila Viçosa Sempre!!!