sexta-feira, 12 de junho de 2009

Injustiça!!!

Hoje, assistimos a mais um golpe na verdade deste país e de enorme injustiça novamente para com Vila Viçosa! Hoje assistimos a promoção de cinco vilas a cidade e de 22 aldeias a vila.

Eis o golpe palaciano perfeito em ano de eleições e que dá jeito a todos os partidos. Apenas partindo do pressuposto da população e conforme exige o decreto-lei da elevação de vilas a cidade e de aldeias a vila, a elevação de Samora Correia e Senhora da Hora a cidade e das aldeias de São Romão de Arães (Fafe), Guifões (Matosinhos), Vilarinho (Santo Tirso), Madalena (Gaia), Lavos (Figueira da Foz), Marinha das Ondas (Figueira da Foz), Tavarede (Figueira da Foz), Valongo do Vouga (Águeda), Prior Velho (Loures), Casal de Cambra (Sintra) e Montelavar (Sintra) não oferecem qualquer tipo de dúvidas, já a elevação de Borba (4600 habitantes), São Pedro do Sul (4000 habitantes) e Valença (3500 habitantes) já não me convence e conforma de todo! É uma pouca vergonha em ano eleições, os partidos com assento na Assembleia da República votarem favoravelmente à elevação destas vilas a cidade!!! É curioso o facto das novas vilas como Guifões, Madalena, Tavarede, Valongo do Vouga ou Prior Velho terem mais habitantes que as novas cidades de Borba, São Pedro do Sul ou Valença!!!

Sinto-me injustiçado! Sinto-me roubado! Porque é que dão às novas cidades novos acessos a um melhor desenvolvimento (será?) e não fazem o mesmo em relação a Vila Viçosa??? Porque é que nas últimas décadas subiram mais de uma dezena de vilas a cidade mais pequenas que Vila Viçosa e não fazem o mesmo em relação a Vila Viçosa??? Será Vila Viçosa uma vila non grata em Portugal??? Depois de tudo o que Vila Viçosa já fez em prol de Portugal, será que merecemos ser agora abandonados pela República? Vila Viçosa tem 5400 habitantes e que assumo não tem todos os requisitos para ser cidade, mas tendo mais requisitos certamente que Borba, São Pedro do Sul e Valença porque não é elevada a cidade? Expliquem Senhores Governantes, porquê?!?! Expliquem-me porque é que hoje elevaram aldeias a vilas como Castro Laboreiro (Melgaço) com 726 habitantes, Soajo (Arcos de Valdevez) com 1159 habitantes, entre outras novas vilas com população abaixo dos 3000 habitantes requeridos por lei??? Expliquem por favor o que tem contra Vila Viçosa??? Expliquem-me o que têm a mais que Vila Viçosa as cidades de Santa Comba Dão (1999), Valpaços (1999), Santana (2000), Mealhada (2003), Oliveira do Bairro (2oo3), Serpa (2003), Anadia (2004), Mêda (2004), Reguengos de Monsaraz (2004), Tarouca (2004), Trancoso (2004), Sabugal (2004), Borba (2009), São Pedro do Sul (2009) ou Valença (2009)?!?!?!?! Expliquem-me se forem capazes!!!!

Expliquem-me como é que Borba por exemplo sobe a cidade e os jovens borbenses continuarão a estudar na Escola Secundária de uma Vila, ou de como os borbenses para tratarem dos seus assuntos judiciais terão que continuar a vir ao Tribunal de Vila Viçosa, visto o concelho de Borba fazer parte da Comarca Judicial de Vila Viçosa?!?! Como é que isto é possível???? Como é possível que Vila Viçosa sendo a Capital dos Mármores, e sendo desde há seculos o motor da Zona dos Mármores ainda não seja cidade?!?!?!?! Como?!?!?!

Já por diversas vezes manifestei a minha insatisfação relativamente a este tema, é uma pouca vergonha este país ser governado e gerido à base de compadrios, padrinhos, favores, boys, tachos e votos!!!!

Estou desiludido... Sinto-me cada vez mais desiludido com a Câmara Municipal de Vila Viçosa e com o seu Presidente, sinto-me desiludido com o meu País, com os Políticos Portugueses, eu sinto vergonha em ser Português!!! Sinto cada vez mais orgulho em ser Calipolense e Alentejano, mas cada vez mais (e hoje foi a gota de água) sinto vergonha em ser Português!!! Sinto nojo dos nossos políticos! E como contribuinte (com todos os impostos em dia ao contrário de muitos que hoje decidiram este golpe palaciano) exijo saber quais os motivos das cidades supra citadas existirem como cidades e de Vila Viçosa nunca ter merecido tal distinção que lhe é mais que devida e há muitas e muitas décadas!!!

Isto é o espelho do que se passa em Portugal e o justificativo da situação degradante e podre do nosso país!!!

PS.: Os meus parabéns ao Prof. Ângelo de Sá, de quem tenho a felicidade de ser amigo por ter inscrito o seu nome a ouro na história de Borba e por aproveitar a onda rosa que constantemente varre Portugal...

16 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de ser borbense vejo-me "obrigado" a concordar a 100% com este post.
Mais uma vez os senhores que (infelizmente) mandam e desmandam neste pais dão razões ás instituições internacionais que nos colocam como um dos pais mais corruptos... Fica claramente mostrado neste post que aqui existe apenas uma razão para Borba ter sido elevada a cidade e dá pelo nome: Câmara PS. trata-se apenas disso e de uma tentativa de angariar mais uns votos para as eleições que se avizinham fazendo as pessoas esquecer a ausencia de trabalho feito. que será reforçado com a serie de inaugurações que se adivinham para daqui as uns meses... em troca da privação que foi imposta aos borbenses do usufruto desses espaços com antecedencia... Presidencia a quanto obrigas.
Enfim é isto que deixa as pessoas contentes...

Anónimo disse...

Ó rapaz. Tens muita garra mas pouco raciocínio.

A iniciativa é dos deputados e não dos presidentes da Câmara.

Pensa. Porque será que foi Borba proposta pelo PS e não Vila Viçosa?

E quanto ao tribunal, e às finanças, vai pondo as barbas de molho, que depois da eleições legislativas, se o PS ganhar, teremos tudo isso surripiado a Vila Viçosa em favor da cidade de Borba.

Vota PS que logo vês o resultado depois das eleições de 2009, se o PS ganhar. Parece que não aprendeste nada nestes últimos 4 anos?

Nuno Faritas Lobo disse...

Jovem parece-me que não percebeste bem este post... Infelizmente eu votei PS nas legislativas e nas últimas autárquicas... Para dar no que deu! Além do mais achas mesmo que os deputados propõem uma vila para subir a cidade sendo a Câmara Municipal de uma cor política diferente??? E não achas que deveria o Presidente dessa mesma Câmara Municipal fazer com que o deputado da sua cor apresente semelhante proposta?

Quanto ao Tribunal (que saiba Borba tem finanças) mete uma coisa não tua cabeça! Borba é cidade, mas nunca chegará aos calcanhares de Vila Viçosa! Percebe isso!!! O vosso complexo de inferioridade pode ter sido agora reduzido, mas lembrem-se de algumas coisas, vocês como cidade continuarão a ser mais pequenos e com menos habitantes que nós Vila e com menos serviços que nós Vila!

Passa bem!

Anónimo disse...

que interessa ser vila cidade, ou aldeia? O que interessa é der grande!

Anónimo disse...

e se ser VILA for de facto uma estratégia do executivo Camarário? será que o autor tem legitimidade para ofender a Câmara por essa estratégia só porque discorda dela? Tantas palavras e não passam de orgulho ferido.. por ver os vizinhos ganharem um titulo...

Nuno Faritas Lobo disse...

Eu não ofendi ninguém do executivo autarquico... Aliás, pouco eu falei até agora do executivo autarquico... E isto não é orgulho ferido, é a minha incredubilidade de ver os outros ultrapassarem-nos devido à inoperância do executivo autarquico, sim eu repito, INOPERÂNCIA, não venham agora dizer que é estrategia, porque em relação ao executivo há muito por dizer...

Anónimo disse...

e desde quando ter um titulo é passar à frente? passa à frente em quê??

Nuno Faritas Lobo disse...

Não percebe pois não? Borba irá ter acesso a financiamentos interditos às vilas! Claro que se a CMVV nem aos financiamentos para as vilas consegue concorrer.....

Anónimo disse...

"Não percebe pois não? Borba irá ter acesso a financiamentos interditos às vilas!"

Como dizem os cegos a ver vamos...

financiamentos interditos a Vilas ?como por exemplo? Fala porque sabe ou porque ouviu alguém falar nisso?

Não me venha falar no programa Polis que esse destinou-se uma duzia de cidades e já acabou ha muito....

Nuno Faritas Lobo disse...

Falo porque sei... Existem fundos especificos para cidades, desde para reestruturação da malha urbana, a zonas industriais, comercio, requalificações, co-organizações com outras cidades de eventos e programas especiais... E quanto ao Pólis, continua a existir mas com o nome de Pólis XXI, por acaso o Fundão irá restruturar a cidade ao abrigo deste programa. E também falo disto porque sei...

Anónimo disse...

Meu caro Nuno:

A sua cabeça é uma grande confusão, eu diria mesmo falta de senso!

1.- Há financiamento só para cidades e há financiamento só para vilas.

2.- Quem lhe disse a si que por Borba ter subido a cidade, Vila Viçosa também quere?!

3.- Sabe que o PS violou claramente a Lei, foram hipocritas e demagogicos? Vila Viçosa tem que seguir o mesmo exemplo porquê?

4.- Na minha opinião Vila Viçosa terá que "subir" a cidade quando tiver condições para o fazer, cumprindo a lei claro!

5.- Porque ir atrás da carneirada? Se o meu vizinho tem eu também quero!Mais vale uma vila desenvolvida que uma vila decadente, sem atrativo nenhum...

6.- Sou calipolense e orgulho-me da minha Vila que nunca esteve tão viçosa...

Cumprimentos.

Nuno Faritas Lobo disse...

Respondendo às suas questões:

1 - Pode crer que existem financiamentos especificos para cidades!

2 - Nem eu nem você podemos falar pela vontade de todos os Calipolenses.

3 - Sabendo que a leio foi violada e já mais que por uma vez, parto do principio que se a lei foi distorcida para uns também pode ser para outros.

4 - Na minha opinião se já há mais de uma dezena de cidades sem condições para tal a usufruir dos beneficios de serem cidade porque não Vila Viçosa também?

5 - Eu já falo na elevação de Vila Viçosa a cidade desde 2004 ou 2005 como poderá ver nos meus anteriores blogues, Alentejano-SA e o Restaurador da Independência. Além do mais refere-se a Vila Viçosa como vila desenvolvida?!?!

6 - Sou Calipolense com muito orgulho e com muito orgulho naquilo que Vila Viçosa foi e representou para Portugal! Actualmente o facto da Vila estar mais Viçosa não me enche a barriga nem serve para eu e os Calipolenses nos governarmos, fixar os jovens e dar emprego!

Anónimo disse...

Acho estranho toda a celeuma levantada contra o PS...

De acordo com o que ouvi nas noticias, as propostas de elevação a vila e cidades foram apresentadas por todas as forças politicas (TODAS) e todas as propostas foram aprovadas por UNANIMIDADE.

O PS apresentou a proposta de Borba, em o PCP apresentou a de quem? Aliás quem é o deputado eleito pelo circulo de évora pelo PCP?

Nuno Faritas Lobo disse...

Caríssimo se ler bem o texto, verá que eu me refiro a todas as classes políticas e a todas as cores políticas...

Anónimo disse...

Boa Tarde

Nunca cheguei a entender esse desejo tao obssesivo de Vila Viçosa ser cidade. Pode ser, basta a Camara interpelar algum deputado a apresentar proposta, coisa nada dificil. Infelizmente para si estes assuntos de cidades so voltara ao parlamento daqui a 4 anos.

Nao consigo é entender tanta prioridade nisso, olhe Oeiras, Sintra, etc continuam Vilas.

Há outras prioridades...Não perca tempo com coisas fúteis...E nao substime as outras cidades, mas prefira conhece-las melhor antes de falar.

M. Casanova

Carlos Oliveira disse...

È assim Nuno
tem calma amigo, este país é uma pouca vergonha e uma bandalheira...também votei PS, aliás trabalhei para o PS, mas fiquei vacinado
Olha, aqui na vizinhança, no 2º mandato de Guterres uns anormais deputados da Nação, eleitos pelo Círculo de Viseu, também promoveram Nespereira e Souselo, duas grandes freguesias a Vilas, e o que são hoje: nada
Não passam de duas grandes freguesias, sem os requisitos necessários, se bem que Souselo, por ser do PS ( A CM de Cinfaes é PS ) tenha tido mais benefícios...
Tu tens razão amigo, Vila Viçosa merecia muito mais...eu conheco essa terra e merecia ser cidade, mais do que algumas terriolas que existem e que têm sido promovidas por orgulho, bairrismo doentio e vaidade dos senhores deputados, que se envolvem para mostrar algum serviço e cativar o sorriso das populações...
Mas também, neste caso, entendo que " mais vale ser uma grande vila do que uma cidade pobrezita "...e exemplos não faltam por aí
Um abraço e conta com a minha solidariedade...estes politicos metem nojo