quarta-feira, 11 de março de 2009

Por Vila Viçosa!!!!

Já há mais de um ano que Lisboa tenta dar mais um estocada em Vila Viçosa para aumentar a sua desertificação, falta de valências e cultura com a megalómana e desnecessária construção do novo Museu Nacional dos Coches e com a intenção de retirar a colecção de Coches e Landaus do Paço Ducal de Vila Viçosa. São cerca de 80 exemplares do século XVII ao século XX que estão em exposição em Vila Viçosa desde 18 de Maio de 1984 numa parceria entre a Fundação da Casa de Bragança e o Museu Nacional dos Coches, sendo esta a maior e mais variada colecção da Europa.

Em defesa dos superiores interesses de Vila Viçosa, venho a título pessoal, associar-me à AJDJ e ao PSD Vila Viçosa e pedir a todos os Calipolenses, mas a todos mesmo, assim como a todos os que visitem este blogue e que gostem de Vila Viçosa, que assinem a petição abaixo assinalada para ajudar aos interesses de Vila Viçosa, da Zona dos Mármores e do Alentejo! A petição está aqui e irá estar em destaque nos próximos tempos aqui na Tasca Real!

Peço-vos também divulguem esta situação por todos os vossos contactos via e-mail!

9 comentários:

Anónimo disse...

vejo muito alarmismo e pouco estudo, pouca investigação e pouco rigor... um pouco ao estilo da TVI...

Numa primeira análise, naturalmente que a perda de uma exposição é sempre negativa para uma terra como Vila Viçosa, mas será assim tanto?

vejamos se sabemos o seguinte:

qual o numero anual de visitantes do nucleo dos museus dos coches em Vila Viçosa?

Qual a percentagem de pessoas que visita o palacio sem visitar o nucleo do museu dos coches?

O museu dos coches tem capacidade de atracção directa ou apenas tem visitantes por arrastamento?

já agora quando foi a ultima vez que visitaram o museu?


Abraço

Anónimo disse...

Oh Nuno,

já agora convém nao ir em cantigas e nao fazer deste assunto aquilo que não é... nem por uma unica vez a petição se refere a vila viçosa e ao nucleo do museu dos coches aqui existente...
não estremos a assinar um cheque em branco?

Nuno Faritas Lobo disse...

Bem meu caro, quer-se me parecer que por algum motivo não deseja a continuidade do Museu dos Coches em Vila Viçosa...

Assim, respondendo às suas questões, vejamos o seguinte:

O Museu dos Coches é o segundo mais visitado em Vila Viçosa logo a seguir ao Paço Ducal e à frente de museus como o da Caça, Arqueologia, Arte Sacra, Armaria, do Tesoura, de Porcelana Chinesa e do Mármore. Logo, penso que isto é um sinal claríssimo, do peso que o Museu dos Coches tem nas escolhas dos turistas que passam por Vila Viçosa, sendo um museu conhecido e reconhecido por todo o país.

Agora, acredito sinceramente, que o museu pode ser mais dinâmico, mas isso, é um mal geral em Vila Viçosa, em que o dinamismo no turismo praticamente não existe... Se assim não fosse, com o parque museológico que Vila Viçosa teria muitos mais turistas do que os que conta actualmente.

Já agora, a última vez que fui visitar o Paço Ducal, Museu da Caça e da Arqueologia, Museu dos Coches e Museu da Armaria em Novembro e custo ir visitar TODOS os museus de Vila Viçosa três a quatro vezes por ano e você, quando foi a última vez que visitou os nossos museus?!?!

Por fim, não compare esta tasca com a TVI, aqui não queremos audiências, aqui passa-se o tempo calmamente...

Forte Abraço!

Nuno Faritas Lobo disse...

Carissimo, apoiando a não mudança de instalações do museu em Lisboa, estamos a apoiar o museu em Vila Viçosa, pois o que o Ministério da Cultura pretende construir em Lisboa é com espaço suficiente para albergar as carruagens existentes em Vila Viçosa.

Mas como não deixa de ter uma certa razão, fica aqui a sugestão, porque não se juntam os partidos políticos calipolenses e as associações calipolenses e fazem uma petição em defesa do Museu dos Coches em Vila Viçosa?

Anónimo disse...

Mas o museu do mármore é museu ?

A ser aquilo mais valia não existir...

Anónimo disse...

Não estou em Vila Viçosa, mas sou de Vila Viçosa.
É impressionante como tanto falam do dr chagas, deve ser uma pessoa muito importante.
Segundo me apercebi pela leitura dos blog’s, ele ainda nada disse, certamente vai ter direito de resposta. Até porque quando aparecer ele vai identificar-se. Digo isto, porque já teve a coragem de chamar cobardia aos anónimos que por aí escrevem.
Recordo-me desta pessoa, quando já alguns anos foi director do Centro cultural Popular Bento de Caraça, foi director do Jornal Há Tanta Ideia Perdida, foi director e fundador da Revista Callipolle (que hoje os comunistas tanto valor dão), reactivou as Festas dos Capuchos quando os comunistas as paralisaram, não sei se oito ou nove anos.
Nesta altura senti orgulho de ser Calipolense, porque comecei novamente a marcar as minhas férias para assistir ás melhores festas na minha terra.
Mas parece que o homem não se ficou por aqui.
Há uma coisa que o homem é superior a vocês, é frontal e pratica uma politica séria.
Como tanto falam nele, fiz algumas perguntas. E parece que é o mentor do grande certame que se realiza no Alandroal chamado EXPO - GUADIANA.
Pergunto: Porque não devemos dar valor a quem o tem e andamos a inventar?

Justo - Barreiro

Anónimo disse...

Mas eu ainda não vi escrito em lado nhenhum que o musu em Vila Viçosa vai fechas.... não será isto aportunismo político em época de eleições???? Há que esclarecer isto e depois actuar em conformidade.

Nuno Faritas Lobo disse...

Apenas recordo que este blogue e o seu autor são apartidários, e que desde que educadamente, todos aqui podem expressar as suas opiniões e defender as suas cores políticas.

Obrigado pela sua participação!

Saudações!

Anónimo disse...

O PSD E O OPORTUNISMO POLITICO

A CDU do Condenado e o PSD do Palma Rita parece que têm algo em comum: A IVENÇÃO DE FACTOS POLITICOS.
Aquando da questão do Centro de Saúde de Vila Viçosa o Condenado nada mais tentou do que usar as pessoas para retirar dividendos politicos. O que lhe saiu o tiro pela colatra.

Agora o PSD de Palme rita tenta adoptar a mesma estratégia politica, querendo fazer valer que o seu discurso algo de novo pode trazer de estabilidade para o concelho de Vila Viçosa quanto ao assunto dos coches.
Nada mais fez do que criar a instabilidade entre nós habitantes de Vila Viçosa como também espalhar a mentira.
Talvez por detrás disto tudo esteja em causa a permanência do tacho de um amigo que até é arqueólogo.
Segundo ouvi na rádio campanário (aceito a rádio campanário como um órgão de informação de todos os calipolenses, o que não parece ser para p PSD por questões politicas), vai existir a nivel nacional dois museus nacionais dos coches um em Lisboa e outro em Vila Viçosa. A Senhora falou ainda que nada tinha sido ventilado quanto á saída de qualquer coche de Vila Viçosa, porque a reunião com o responsável da Casa de Bragança só se irá realizar dia 18 do mês corrente.
Mais uma vez apelo a uma politica de seridade e útil para o concelho de Vila Viçosa.
Senão terei que dar razão aos "xuxas".